Pessoas que sabem fazer algo único,  nunca ficam desempregadas.  Já viu algum afinador de piano sem trabalho? No meio da publicidade muitos sabem “comprar” mídia, mas quantos sabem diversificar o plano com ferramentas novas, que ajudem a aumentar o alcance,  ou a sua performance em sintonia com a área de planejamento? Lembre-se: Fazer algo único te diferencia dos outros profissionais no seu mercado e aprenda a evitar o desemprego.

 1 – Aprenda o máximo de coisas possíveis sobre o seu mercado que trabalha e não se preocupe com coisas do tipo: “evitar o desemprego”

Evitar o desemprego

 Uma das histórias que eu mais gosto de citar quando dou dicas a amigos e outros profissionais com os quais converso é o do porque entrei de no mercado publicitário. Sou formado em TI e Pós Graduado em SI e me perguntam: como você chegou ao mercado publicitário? E eu respondo: foi porque aprendi a fazer algo fora da minha área no meu tempo livre na empresa.

Usar uma parte do seu tempo para aprender algo novo, mesmo que fora da sua área de atuação, lhe proverá novos horizontes.

2 – Aprenda como funciona o ramo da empresa/agência onde trabalha ou quer trabalhar

 Umas das dificuldades que vejo em muitos jovens que querem começar / acabaram de começar na publicidade é não entender como funciona a área em que querem atuar. Muitos veem apenas as grandes campanhas publicitarias, os prêmios e esquecem que tudo isso começou muito lá atrás, com ideias, planejamento, execução, compra de mídia e principalmente muito debate e horas perdidas para chegar a ideia final. Antes de embarcar de cabeça em algo aprenda sobre ela, tenha certeza de que é aquilo que espera e sabia acima de tudo que antes do glamour há muito trabalho.

3 – Tenha pé no chão e seja realista sempre! Pois para evitar o desemprego é necessário ser diferente!

Evitar o desemprego

Uma das maiores dificuldades de todos os mercados são as especulações. Quantos de vocês ouvem coisas como: “Ah, o salario inicial da área X é de 8mil reais por mês”. Isso cria uma expectativa tão grande que se aparecer uma oportunidade bacana para ganhar 2.5k a pessoa não aceita “porque está abaixo do salario inicial”. Seja realista: Deve sim existir alguém com esse salario, mas na real, todos começamos por baixo para crescer.

 4 – Para evitar o desemprego  o Networking” é a palavra de ordem universal 

Todos sabem o que é, muitos dizem que tem, mas na real poucos usam de maneira certa esse recurso. Vejo muitas pessoas querendo indicações para lugares que trabalhei, mas antes de indicar eu me faço a seguinte pergunta: “Se essa pessoa fosse um médico, eu indicaria para algum familiar?”. Se a resposta for não, eu não sou um bom networking para essa pessoa. Agora vocês me perguntam: porque não indicou a pessoa? A resposta está no próximo tópico.

5 – Excelência no que faz, faça a diferença e aprenda a evitar o desemprego

 Excelência no que faz gera networking espontâneo. Respondendo de maneira simples a pergunta acima, não indico alguém o qual eu não conheça o trabalho (mesmo que de longe) ou já tenha ouvido falar nele – Seja excelente no que faz.Evitar o desemprego

Ser excelente no que faz é acima de tudo entregar sempre o melhor que pode fazer. É recusar-se a entregar algo que não esteja no seu padrão de qualidade (mas sendo realista com o prazo acordado). É sempre caprichar, mesmo que isso gaste um pouco mais de tempo/estudo.Evitar o desemprego

Escreva um comentário

*

Seu Endereço de e-mail não será publicado

©2017 - Todos os Direitos reservados