Marketing para Profissionais da Saúde – Qual a sua importância? Essa é uma pergunta muito importante nos dias atuais, e o que você acha disso?

A área da saúde vem passando por um período de grandes mudanças: de um lado, um consumidor cada vez mais exigente, menos fiel e com um acesso infinito a informações e de outro, novos profissionais, com ideias e técnicas novas, disputando os antigos e novos pacientes que o mercado dispõe.sou médico – Marketing para Profissionais da Saúde.

Dessa forma, muitos profissionais da saúde ficam em uma encruzilhada sem saber o que podem ou não fazer.

Nós da agencia itsmake, separamos algumas dúvidas que muitos profissionais nos fazem a respeito de divulgação, marketing e internet.  Sites para profissionais da saúde

A Resolução 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata da publicidade de assuntos médicos, aperfeiçoa as regras relacionadas à temática e aborda tópicos sobre os quais o Conselho ainda não havia se manifestado.sou médico

Ao divulgá-la, objetiva valorizar o profissional, defender o decoro da profissão e oferecer mais segurança à sociedade.

Com vistas a auxiliá-lo a compreender o tema, a seguir são listadas 21 perguntas e respostas. Muitas resultam de pedidos apresentados diretamente ao CFM, ou seja, exprimem algumas das dúvidas mais comuns relacionadas ao assunto.sou médico

Ante tal circunstância, sugerimos a atenta leitura deste material. Caso não encontre resposta às suas preocupações no mesmo ou na própria resolução, nos envie seu questionamento ou procure a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) de seu Conselho Regional de Medicina (CRM) para que possamos ajudá-lo.sou médico

 O que o CFM entende por anúncio? Sites para profissionais da saúde

O primeiro artigo da resolução define anúncio, publicidade ou propaganda como “a comunicação ao público, por qualquer meio de divulgação, de atividade profissional de iniciativa, participação ou anuência do médico”.

Sou médico posso anunciar minha especialidade? Marketing para Profissionais da Saúde ara profissionais da saúde

Sim. O médico pode anunciar os títulos de especialista que registrar no CRM local. Ressalte-se, porém, que o Decreto lei 4.113/42 o proíbe de fazer referência a mais de duas especialidades.

Assim, o profissional deve anunciar, no máximo, duas especialidades, mesmo que possua número maior.sou médico

O que é RQE?

RQE significa registro de qualificação de especialista. Você o obtém ao registrar seu título de especialista em um CRM.sou médico

Posso anunciar que sou membro de uma sociedade? Marketing para Profissionais da Saúde

É possível se apresentar como membro de sociedades que tenham relação com sua especialidade.sou médico

Posso anunciar minha área de atuação? Sites para profissionais da saúde

Sim. Você pode anunciar a área de atuação registrada no CRM.sou médico

 Sou cardiologista e fiz um mestrado em psiquiatria. Posso fazer referência a esse título no material de meu consultório de cardiologia, nos cartões de visita e em outras peças de publicidade e papelaria?

Não. A resolução o impede associar títulos acadêmicos à sua especialidade médica quando não são da mesma área. O CFM entende que o anúncio desse título confunde o paciente.sou médico

Esse tipo de anúncio induz o paciente a crer, por exemplo, que o mestrado torna o profissional um psiquiatra ou cardiologista mais habilitado, o que não é verdade.sou médico Sites para profissionais da saúde

De qualquer modo, você pode anunciar todos os títulos que possui relacionado à sua especialidade. Eles só precisam ser previamente registrados no CRM local.sou médico

 

Na localidade onde atuo haveria melhor comunicação com os pacientes se eu pudesse dizer que sou especialista em coração, por exemplo, ao invés de simplesmente dizer que sou cardiologista. Isso é possível?

Sim. Se você é especialista, pode anunciar que cuidam dos sistemas, órgãos e doenças relacionados à sua especialidade.

 Os treinamentos que realizei, mas que não resultaram em título acadêmico, relacionados com minha especialidade, podem ser anunciados?

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Sim. Antes de anunciá-los, no entanto, você deve registrá-los no CRM local.

Nos cartões de visita posso fazer referência ao endereço, na internet, do currículo que mantenho em plataformas científicas?

Sim. Os títulos indicados no currículo devem ser registrados no CRM local. Sites para profissionais da saúde

 

A clínica pode distribuir um catálogo no qual apresenta seu corpo clínico e o currículo de cada profissional?

Marketing para Profissionais da Saúde

Em um material desse tipo devem ser apresentadas apenas as informações relacionadas à especialidade de cada profissional.

Títulos acadêmicos não relacionados à especialidade do médico podem confundir os pacientes quanto ao campo de atuação do profissional que o atenderá; portanto, não devem ser divulgados.

 Para resguardar a privacidade, alguns pacientes preferem que eu não indique minha especialidade nos atestados médicos. Há alguma restrição quanto a isso?

Não. Não há qualquer problema em apresentar-se apenas como médico. Sites para profissionais da saúde

 É permitido utilizar fotos de pacientes para demonstrar o resultado de tratamentos ou para algum outro fim promocional?

Não. O uso da imagem de pacientes é expressamente proibido, mesmo com autorização do paciente.

 Posso fazer referência, no material publicitário, aos aparelhos de que a clínica dispõe?

Sim. Não é permitido, entretanto, insinuar que o equipamento é a garantia de que determinado tratamento alcançará bom resultado ou que dê capacidade privilegiada à instituição ou ao profissional que o utiliza.

 Posso contratar atores e outras pessoas célebres para atuar na publicidade dos meus serviços?

Sim, pessoas leigas em medicina podem participar dos anúncios, desde que não afirmem ou sugiram que utilizam os serviços ou recomendem seu uso. Sites para profissionais da saúde

A peça publicitária deve se limitar a apresentar o serviço do profissional ou estabelecimento.

 Minha clínica pode agendar consultas por meio de e-mail e outros mecanismos de comunicação?

Sim. As restrições quanto ao uso desses mecanismos se aplicam apenas à orientação médica.

A administração de clínicas e consultórios pode se valer dessas ferramentas.

 O bloco de notas de minha empresa deve ter o nome e número de registro do diretor-técnico no CRM? E a placa que mantenho no interior da clínica?

Todo e qualquer material que apresente o nome da empresa devem indicar o nome e número de registro do diretor-técnico no CRM.

 Em minha cidade há um evento anual em que são homenageados os profissionais mais destacados no ano, inclusive médicos. Posso receber a homenagem?

Não. A resolução veda ao médico a participação em concursos ou eventos cuja finalidade seja escolher, por exemplo, o “médico do ano” ou o “melhor médico”, ou conceder títulos de caráter promocional.

As homenagens acadêmicas e aquelas oferecidas por entidades médicas e instituições públicas são permitidas. Dúvidas a esse respeito podem ser esclarecidas com a Codame do CRM local. Marketing para Profissionais da Saúde

 Trabalho em uma região que dispõe de poucos médicos. Eu poderia oferecer serviços a distância, prestando auxílio, por telefone, a pacientes que residem em municípios vizinhos?

Não. A resolução proíbe ao médico oferecer consultoria a pacientes e familiares em substituição à consulta médica presencial.

O médico pode, porém, orientar por telefone pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas em relação a um medicamento prescrito, por exemplo.

  De tempos em tempos sou procurado pela imprensa para dar entrevistas sobre assuntos médicos. Há alguma restrição a esse respeito?

O médico pode conceder entrevistas ou colaborar com a mídia somente para oferecer esclarecimentos à sociedade. Essas colaborações não podem ser usadas para autopromoção, aferição de lucro ou para angariar clientela – não é permitido, por exemplo, nessas oportunidades, a divulgação de endereço ou telefone de consultório.

Na internet, as redes sociais também não devem ser utilizadas para angariar clientela, de modo que divulgar o endereço ou o telefone por meio desses instrumentos não é uma atitude permitida. Marketing para Profissionais da Saúde

  Tenho um blog. Posso disponibilizar informações sobre saúde por meio dele?

Sim. Não é permitido, porém, prestar consultoria por meio desta ferramenta.

 Tenho dúvidas sobre a aplicação das regras. O que devo fazer?

Você pode contatar a Codame de seu CRM. Uma das atribuições desta comissão é responder consultas relacionadas à publicidade.

Também é possível encaminhar dúvidas para o e-mail defis@portalmedico.org.br – as questões serão respondidas em bloco e as respostas ficarão disponíveis em http://www.cfm.org.br. Marketing para Profissionais da Saúde

Nossa Agência empresas é especializada em criação de sites para profissionais da saúde,  que com baixo investimento você poderá ter sua página na web de acordo com as regras dos conselhos federais e estaduais, e poderá divulgar para seus pacientes o seu endereço, missão, diferenciais, como também escrever em blogs sobre assuntos que podem ser indexados pelo robô do Google, trazendo fluxo ao seu site e consequentemente movimentando sua clinica ou consultório. Marketing para Profissionais da Saúde

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